É o procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.
01. Indicação.
Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protraído, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:
a. Gravidez;
b. Envelhecimento;
c. Oscilações significativas no peso;
d. Hereditariedade;
e. Cirurgia prévia.
A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.
02. O procedimento.
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer duas incisões
horizontais, uma acima do púbis e outra logo acima ou abaixo do umbigo à depender do grau de flacidez de pele. A forma e o comprimento da incisão também serão determinados pelo grau de correção necessário para as laterais. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Após todo tratamento da musculatura e retirada do excesso de gordura e pele, o fechamento resulta em uma cicatriz arqueada ou linear acima do púbis com extensão as proeminência ósseas da bacia.
Uma segunda incisão, em torno do umbigo, é feita para o novo posicionamento da cicatriz umbilical. Em caso de flacidez de menor grau e concentrada apenas em abdômen inferior o procedimento pode ser feito sem modificar a cicatriz umbilical original e a este procedimento chamados de mini-abdominoplastia
O principal procedimento associado à abdominoplastia é a lipoaspiração, sendo chamada de lipoabdominoplastia. A grande vantagem dessa associação é a possibilidade de reduzir a gordura localizada em área que não serão descoladas ou ressecadas na abdominoplastia, melhorando com isso o contorno nas laterais do abdome (flancos).
03. Pós operatório.
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e você pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.